O ovo da serpente
Tribunal confirma pena de morte para Saddam Hussein
Execução deve ocorrer em no máximo 30 dias após decisão final sobre a apelação.
Execução deve ocorrer em no máximo 30 dias após decisão final sobre a apelação.
BAGDÁ - O Tribunal de Cassação iraquiano ratificou nesta terça-feira a sentença de morte contra o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein e dois de seus ex-colaboradores pelo massacre de 148 xiitas iraquianos em 1982.
Nota: Embora muitos epecialistas considerem que o julgamento de Sadam Hussein transcorre respeitando as normas internacionais do direito, outros dizem que seus juízes são suspeitos pelo fato de serem pessoas ligadas de alguma maneira aos episódios os quais Sadam está sendo acusado. Entretanto, o mais importante na condenação de Sadam não é a formalidade jurídica mas o tamanho da encrenca política que sua eventual execução poderá fazer aflorar. Os critérios do juízo religioso no mundo islâmico são muito particulares e na maioria das vezes inalcançáveis por um ocidental. Sua condenação à forca poderá abrir uma ferida difícil de cicatrizar e, caso se consume, os EUA poderão amargar anos de vingança sistemática por parte de islamitas.
Talvez seja por antever esse desastre que muitos órgãos internacionais e o próprio Kofi Annan tenham sugerido a alternativa de uma conversão da pena de enforcamento para prisão perpétua.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial