PR leva Transportes, mas sem portos.
O Partido Republicano, PR, ex-PL, de Valdemar da Costa Neto, vai continuar com o Ministério dos Transportes. O senador Alfredo Nascimento (PR-AM) foi confirmado como titular. Mas não vai levar a sua melhor parte, os portos. Para contemplar o PSB o presidente Lula vai criar a Secretaria especial para este setor. O presidente do PR disse que sem os Portos o partido não quer nada, mas o presidente Lula já bateu o martelo da decisão.
Não é para menos o nariz torcido do PR, pois juntamente com o DNIT (ex-DNER) as docas são a melhor parte do Ministério.
No primeiro governo Lula, Valdemar da Costa Neto indicou, além de uns penduricalhos aqui e alí, o presidente do maior porto do Brasil, o de Santos. As diretorias foram indicadas uma por Telma de Souza, do PT, outra pelo PTB e uma terceira cujo titular uma hora se diz indicado de Palocci, outra hora de José Dirceu...ninguém conhece bem seu DNA.
A decisão de Lula é correta. Os Portos representam uma das mais importantes atividades econômicas do país e uma secretaria dedicada exclusivamente a eles poderá garantir uma política dirigida e especializada. No exterior, a atividade portuária é de tal forma importante e estratégica que muitas grandes cidades portuárias submetem toda a sua logística e seu plano urbanístico ao chamado Port Authority, como ocorre em Gênova, Nova Iorque e Buenos Aires. E todos se subemetem a um único órgão central exclusivamente dedicado aos portos.
Levando a Secretaria Especial de Portos o PSB leva uma das melhores fatias do governo.
Mas o governador José Serra já está de volta com a antiga arenga de estadualizar a CODESP, administradora do Porto de Santos.
Quer o porto mas não quer seu passivo. Esse ninguém quer.
Como diria Gorbachov, diante de uma União Soviética arruinada, "matar um elefante é fácil, dificil é remover o cadáver..."
Vamos ver até quando vai durar e se é mesmo para valer o jogo de cena do PR quando diz que Ministério dos Transportes sem porto não queremos.
Politika acha que não dura uma semana.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial