Escultura de Niemeyer é inaugurada em Havana
Autoridades cubanas presidiram nesta segunda-feira o ato de inauguração de uma escultura em homenagem ao povo da ilha criada pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer na Universidade das Ciências da Computação de Havana.
O monumento, uma estrutura de 9,5 toneladas que representa um monstro com a boca aberta em frente a um homem empunhando a bandeira cubana, é, segundo o arquiteto brasileiro, uma homenagem ao povo cubano "na defesa da soberania contra o monstro imperialista". A definição estava em uma mensagem que foi lida durante a cerimônia, já que, segundo Frei Betto - que participou do evento -, Oscar Niemeyer só não participou por causa de seu medo de voar.
A escultura, construída em aço, é um presente de Niemeyer ao líder cubano, Fidel Castro. O ministro da Cultura de Cuba, Abel Prieto, destacou o caráter"revolucionário" do arquiteto brasileiro, e lembrou a amizade de Niemeyer com Fidel Castro, que lhe enviou nos últimos meses cartas einclusive mencionou seu nome em alguns de seus artigos de "reflexão".
Niemeyer começou a trabalhar para projetar um teatro, uma casa multimídia e a nova sede da embaixada do Brasil em Cuba, e pretende inaugurar uma filial de sua fundação em Havana.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial