Palacete Monroe: Globo chora monumento que mandou demolir
No RJTV de hoje o repórter da Globo Márcio Gomes lamenta a demolição do antigo Palacete Monroe,na Cinelândia, no Rio, antiga sede da Câmara e do Senado antes que a capital federal se transferisse para Brasília. O prédio faria 100 anos hoje. Ele diz: "Em 1976, o então presidente Ernesto Geisel decidiu: o palácio iria ser demolido... (...), Quando o Monroe foi demolido, não foi apenas o palácio que sumiu. Ele formava um conjunto perfeito, harmonioso, com outras construções do centro da cidade: o Teatro Municipal, a Biblioteca Pública. Um ambiente único - e o Monroe fazia parte disso. "
O arquiteto Roberto Magalhães comenta: " Ele fechava um espaço que era uma sala de visitas que é a Cinelândia. Você compunha com o Teatro Municipal de um lado e do outro lado ele, sem ter um grande vazio como é hoje”
O que a Globo nem o repórter comentaram, em suas lágrimas, é que a demolição do Palacete foi resultado pela campanha movida pelo próprio jornal O Globo junto ao governo militar de plantão à época, liderado pelo presidente Geisel. Veja acima, a nota de O Globo da época.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial