1968: o ano em que um novo mundo nasceu
Mil novecentos e sessenta e oito está fazendo 40 anos. Um ano que comemora anos. Soa estranho, mas 1968 foi mais que um simples número na contagem cristã da passagem do tempo. Foi o ano quando tudo aconteceu. No Brasil e no mundo. Não importa quantos anos você tenha, se viveu esta epopéia ou se nasceu após ela. Sessenta e oito está enterrado no fundo de todos nós, vivos ou mortos, principalmente dos que morreram por 68, nas guerras, nas guerrilhas, nos porões da repressão no Brasil e no mundo, vitimados pelas drogas, pela decepção com o mundo que morria.
Em 68 os jovens não acreditavam em quem tinha mais que 40 anos. Quem tinha mais que 40 anos havia feito guerras, subjugado as mulheres, humilhado as minorias, inventado o nazi-fascismo. Não mereciam nossa confiança, nossos sonhos, a melhor parte de nós.
O mundo precisava ser reinventado. E foi.
Esteja você, hoje, em qualquer lado que seja das correntes existenciais, filosóficas, políticas e ideológicas, não há como negar: 68 forjou em todos nós uma ruptura de valores definitiva.
A Globo News, por ocasião dos 40 anos de 1968, está colocando no ar uma série de reportagens que mostra como tudo aconteceu ao redor do mundo e, particularmente no Brasil.
O Blog Politika vai reproduzir aqui estes episódios, um por semana.
Reserve um tempinho no fim de semana e reviva ou aprenda um pouco mais sobre essa verdadeira revolução.
Bom proveito!
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial