Golpe soft contra Chávez e a fachada da não-violência.
Há alguns dias o presidente venezuelano Hugo Chávez acusou o governo americano de estar armando um golpe soft contra a Venezuela. São muitas as evidências de que isso esteja sendo articulado. Esta tática foi usada pelo grupo OTPOR, de jovens Sérvios, contra Milosevic e na Ucrânia.
Entenda as táticas soft:
As táticas ficam ocultas na não-violência mas tudo é apenas tática pois o objetivo, no fundo, é a obtenção do poder através da desmoralização, da manipulação, do desgaste progressivo, do cansaço, revestida de propósitos legítimos e usando como massa de manobra a juventude, normalmente protegida pelo cordão sanitário de suas boas intenções e que acredita estar lutando por reivindicações genuinas. As propagandas subliminares fazem parte da tática do golpe soft ou revolução de veludo. O respeito aos princípios constitucionais devem ser rigorosamente vigiados.
Nessas táticas "não-violentas" a chave é usar o próprio corpo como arma.
Direitos humanos e liberdade de expressão devem ser proclamados exaustivamente.
Todos os movimentos de rua devem ser sempre qualificados como "despolitizados" e frutos da insatisfação da sociedade civil. Seus fundamentos, usados como fachada, são as bandeiras defendidas pelos movimentos de esquerda, pacifistas, estudantis. Mensagens subliminares muito bem estruturadas e projetadas usam largamente a internet e todo e qualquer outro veículo midiático.
As táticas da guerra soft são:
1ª : Forme um governo paralelo
2ª : Controle alguns meios de comunicação
3ª : Desmoralize seu opositor fora de seu país
4ª : Semeie suas idéias sem descanso
5ª : Provoque crises
6ª : Tome as ruas
7ª : Não use violência. Seu corpo e sua verdade são suas armas.
8ª : Force seu oponente a desistir
2ª : Controle alguns meios de comunicação
3ª : Desmoralize seu opositor fora de seu país
4ª : Semeie suas idéias sem descanso
5ª : Provoque crises
6ª : Tome as ruas
7ª : Não use violência. Seu corpo e sua verdade são suas armas.
8ª : Force seu oponente a desistir
Veja por exemplo esta animação, sofisticadamente estruturada e fundamentada filosoficamente nas chamadas crenças pós-modernas de sociedade, vida, liberdade, mas que servem e reforçam valores reacionários e conservadores. Esta animação, chamada Filosofia da Liberdade está sendo vastamente usada pela ORVEX -Organização dos Venezuelanos no Exílio. Veja a versão em português, clicando aqui.
Na Venezuela o golpe soft está sendo estruturado através da ação da finada RCTV e seu presidente, Marcel Granier, pela TV Globovisión, pelo partido de oposição El Nuevo Tiempo, por Arturo Sênior, do Centro Estudantil de Comunicação Social da Universidade Católica e principalmente pela ORVEX , sediada em Miami, cuja logomarca é um fusão da bandeira venezuelana-com 7 estrelas e não 8 como é a oficial- com a bandeira norteamericana. Por trás destas frentes internas está o Departamento de Estado Norte Americano operando por meio do Albert Einstein Institute e da Freedom House, que é quem se encarrega de treinar os opositores de Chávez e estes por sua vez, os estudantes.
A ORVEX mantém no ar um site sinistro chamado Ruédalo http://www.ruedalo.org/. A logomarca desta milícia é a mesma da OTPOR, um punho fechado. As ações são coordenadas por este site de forma explícita e às vezes cifrada, como no filme abaixo, intitulado "Este es el Dia y la Hora en el que Caerá Hugo Chávez Frías":
A Copa América, de futebol, que será aberta na Venezuela a partir de julho está sendo objeto de cuidadoso planejamento para desgastar o governo de Chávez, dada a sua visibilidade não apenas no continente amerciano, mas em todo o mundo.
Veja abaixo uma entrevista da jurista Eva Golinger, especializada em direito internacional e imigração, sobre o uso das táticas da OTPOR na Venezuela para alimentar o golpe contra Chávez:
Pesquisa: Blog Politika
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial