Museu da Música de Mariana (MG) ganha sede
Após funcionar por 19 anos nas instalações do Palácio Arquiepiscopal, o Museu da Música de Mariana (MG) inaugura sua sede própria no prédio do antigo Palácio dos Bispos, (Rua Cônego Amando, s/n - Centro), no próximo dia 16 de julho (segunda-feira), 10h, em solenidade especial que contará com a presença do Governador de Minas Gerais, Aécio Neves . O prédio, integralmente restaurado pela Petrobrás, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com participação da Vale do Rio Doce e Ministério do Turismo, receberá o nome de Centro Cultural Dom Frei Manoel da Cruz, em homenagem ao primeiro bispo de Mariana.
A inauguração será no dia 16/7, aniversário de 311 anos de Mariana, conhecida como berço da civilização mineira. Foi a 1ª capital, 1º vila, 1ª sede de bispado e 1ª cidade de Minas Gerais.
O Museu da Música de Mariana foi fundado na década de 1960, pelo Arcebispo Dom Oscar de Oliveira e possui um dos mais importantes acervos latino-americanos de música sacra manuscrita, com mais de duas mil partituras catalogadas, muitas delas recuperadas e salvas pelo trabalho de restauração. As partituras do acervo são provenientes de doações de arquivos de corporações musicais e de famílias de músicos de cidades da Arquidiocese.
Segundo Roque Camêllo, Presidente da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, a principal novidade desta nova sede é que, a partir de agora, o acervo estará disponível para consulta de pesquisadores e especialistas e o espaço aberto à visitação pública. "O público terá acesso a todos os serviços oferecidos por um museu, incluindo programação de concertos, oficinas, atividades de formação, exposições permanentes e livres", destaca Roque.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial