Soma de erros e de palpites
Ninguém suporta mais ouvir o tsunami de palpiteiros que invadiu o noticiário nos últimos 7 dias. De repente todo mundo virou especialista em aeronáutica, aeroportos, aerodinâmica. Expressões tais como grooving, arremeter, aelerons, flaps, reversores, freios aerodinâmicos, aquaplanagem passeiam livremente nas bocas de deputados nordestinos, Lucianas Gimenez, Tiriricas, Jôs Soares... Todo mundo quer tirar sua casquinha nos 200 cadáveres carbonizados do acidente da TAM.
Mas o que impressiona mesmo é que da boca de quem deveria vir alguma explicação não se ouve nada. Diretores da TAM falam de problemas técnicos do avião ao mesmo tempo que se defendem no manual do proprietário da aeronave, dizendo que o problema é uma problema mas não é um problema. Aí vem um outro diretor da mesma TAM e diz que o problema é sim um problema, desde que não haja um outro problema. Vimos, portanto, que da TAM não se pode esperar muita coisa.
No governo ninguém se entende. O presidente da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, um tal não-sei-o-quê Zuanazzi é sociólogo. Uma outra diretora aprecia e conhece bem de puros cubanos. É pouco para segurar um avião deslizando em direção ao inferno de mil graus centígrados.
Dois deputados da CPI do Apagão Aéreo foram para os Estados Unidos acompanhar a perícia na caixa preta do Air Bus acidentado. Eles não falam inglês, não entendem chongas de aviação. De lá, com ar de conselheiro Acácio, Efraim Filho (DEM-PB) dizia ontem que o piloto do vôo 3054 “não tentou arremeter”.
Marco Maia (PT-RS), seu companheiro de vilegiatura, desmente, frente às câmeras da TV:
“tentou, sim, ao que parece, mas não sabemos.”
Paralelemante o órgão responsável pela perícia diz que não autorizou ninguém emitir opiniões sobre o conteúdo da caixa preta, que não havia sido sequer aberta.
A pergunta que não cala é: por quê, depois de tantos anos, justamente agora, de uma só vez, todos os problemas da aviação “resolveram” acontecer?
Por exemplo: não seria de se esperar que, tendo o avião sinistrado destruído a canaleta de vazão de água da pista sobre a encosta, que ela fosse imediatamente refeita, antes que desabasse, como desabou ontem? Quem é responsável por isso?
Essa soma de incompetências parece ser mais do que isso.
Ao que parece e tudo indica, há uma batuta por trás disso tudo. Resta saber de quem é a mão podre que a segura.
Mas o que impressiona mesmo é que da boca de quem deveria vir alguma explicação não se ouve nada. Diretores da TAM falam de problemas técnicos do avião ao mesmo tempo que se defendem no manual do proprietário da aeronave, dizendo que o problema é uma problema mas não é um problema. Aí vem um outro diretor da mesma TAM e diz que o problema é sim um problema, desde que não haja um outro problema. Vimos, portanto, que da TAM não se pode esperar muita coisa.
No governo ninguém se entende. O presidente da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, um tal não-sei-o-quê Zuanazzi é sociólogo. Uma outra diretora aprecia e conhece bem de puros cubanos. É pouco para segurar um avião deslizando em direção ao inferno de mil graus centígrados.
Dois deputados da CPI do Apagão Aéreo foram para os Estados Unidos acompanhar a perícia na caixa preta do Air Bus acidentado. Eles não falam inglês, não entendem chongas de aviação. De lá, com ar de conselheiro Acácio, Efraim Filho (DEM-PB) dizia ontem que o piloto do vôo 3054 “não tentou arremeter”.
Marco Maia (PT-RS), seu companheiro de vilegiatura, desmente, frente às câmeras da TV:
“tentou, sim, ao que parece, mas não sabemos.”
Paralelemante o órgão responsável pela perícia diz que não autorizou ninguém emitir opiniões sobre o conteúdo da caixa preta, que não havia sido sequer aberta.
A pergunta que não cala é: por quê, depois de tantos anos, justamente agora, de uma só vez, todos os problemas da aviação “resolveram” acontecer?
Por exemplo: não seria de se esperar que, tendo o avião sinistrado destruído a canaleta de vazão de água da pista sobre a encosta, que ela fosse imediatamente refeita, antes que desabasse, como desabou ontem? Quem é responsável por isso?
Essa soma de incompetências parece ser mais do que isso.
Ao que parece e tudo indica, há uma batuta por trás disso tudo. Resta saber de quem é a mão podre que a segura.
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