CONVERSAFIADA Carta Capital Blog do Mino Carta Socialismo do Século XXI MAPA MUNDI
IBGE

TV Palestina Livre ao vivo

03 dezembro 2007

Venezuela rejeita reforma de Chávez

Numa votação extremamente apertada, a população venezuelana rejeitou a reforma contitucional proposta pelo presidente Hugo Chávez no referendo realizado neste domingo (2). O Conselho Nacional eleitoral anunciou os resultados mais de 8 horas depois do fechamento das seções eleitorais.
Com 88% dos votos apurados, o "Sim" de Chávez teve 49,29% contra 50,7% para o "Não". Mesmo faltando cerca de 10% dos votos serem apurados, segundo o Conselho Nacional Eleitoral, a tendencia é irreversível e o "Não" de fato venceu a eleição.
Imediatamente depois, o presidente foi à TV anunciar e reconhecer o resultado. "Final de fotografia", disse, se referindo à mínima diferença pela qual o "Não" venceu o "Sim".
Agradeço aos que compatriotas que votaram pelas minhas propostas e também aos que votaram contra elas, pois deram uma grande demonstração de democracia. Assim que o resultado foi anunciado, várias comemorações começaram a acontecer nas ruas de Caracas. Gritos e fogos de artifício podem ser ouvidos em quase toda a região central da cidade. "Estamos orgulhosos do que fizemos, das nossas posições, do respeito às opiniões diferentes", disse, ressaltando que a democracia na Venezuela está mais forte de que nunca.
"Reconhecemos a decisão que foi tomada pelo povo, mas devemos reconhecer que foi uma decisão muito apertada. Respeitamos esta constituição (a atual), respeitamos o povo, respeitamos nosso coração", disse Chávez
Segundo o presidente, a demora na divulgação nos dados se deu porque ele achava que a sociedade não merecia a tensão da contagem dos votos, e popr isso ele preferiu só divulgar os número depois que a vantagem do não era irreversível.
Apresentada pelo presidente Hugo Chávez, a reforma constitucional propunha a alteração de 69 dos 350 artigos da Carta Magna do país, incluindo questões importantes, como o termo do mandato presidencial (que continua sendo de 6 anos) e das reeleições, que continuam limitadas a dois mandatos (uma reeleição).
O resultado contradisse pesquisas de boca-de-urna citadas pela agência Reuters, que davam conta de uma vitória do "Sim" por pelo menos 6 pontos percentuais.

postado por Politika às 03:49

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passadinha lá no meu, que é sobre frases e poesias, espero que goste. O endereço dele é http://mil-frases.blogspot.com. Um abraço.

4:16 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Quem sou eu

Minha foto
Nome: Politika
Local: bpolitika@gmail.com, São Paulo, Brazil

Ver meu perfil completo

Postagens anteriores

  • Chávez aprovou reforma na Constituição, diz fonte ...
  • "Toque da Alvorada" nos quartéis de Caracas
  • Operación Tenaza: Informe confidencial de la CIA d...
  • Tudo preparado para eventual desordem em Caracas
  • Eleitora provoca chavistas com camiseta
  • Mil e seiscentos observadores internacionais acomp...
  • Estadão envia aúdio direto da Venezuela
  • Venezuela vai hoje às urnas confirmar Reforma Cons...
  • Chávez leva milhões às ruas de Caracas
  • Furo: o blog Politika publicou em primeira mão, em...

Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]


 

Site Meter