'Tropa de Elite' vence Urso de Ouro no Festival de Berlim
BERLIM - O filme brasileiro Tropa de Elite, de José Padilha, ganhou o principal prêmio do Festival de Cinema de Berlim neste sábado -o Urso de Ouro de melhor filme. O longa-metragem dividiu a crítica no festival, sendo apontado como uma obra "fascista" por alguns e outros afirmando tratar-se de um filme "inteligente". Polêmica semelhante ocorreu no Brasil antes mesmo da estréia, já que uma cópia do longa vazou para o mercado pirata, onde se estima que tenha sido vendido um milhão de cópias.
Antes de Tropa de Elite, o filme brasileiro Central do Brasil, de Walter Salles, também havia levado o Urso de Ouro e o Urso de Prata de melhor atriz para Fernanda Montenegro, em 1998. (do Portal do Estadão)
1 Comentários:
Segundo notícias que lí, a polémica na apresentação do filme Tropa de Elite foi tamanha que alguns críticos abandonaram a sala. O filme foi taxado de fascista e de extrema direita. No entanto, o filme retrata uma certa realidade do Rio de Janeiro. Qual deve ser o papel do cinema? Intervir pra chamar atenção do mundo sobre o que se passa ou evitar a abordagem de certos temas com medo da censura. Na minha opinião José PAdilha teve razão de fazer esse filme e o Prémio foi bem atribuído. Parabens!!
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial