Rússia realiza maior desfile militar desde o fim da URSS
MOSCOU, 9 Mai 2008 (AFP) - A Rússia organizou nesta sexta-feira o maior desfile militar do país desde a queda da União Soviética, com direito a mísseis nucleares e tanques na Praça Vermelha de Moscou, sob a alegação de comemorar a vitória de 1945 na Segunda Guerra Mundial.
A cerimônia teve as presenças do novo presidente russo, Dmitri Medvedev, e de seu antecessor, Vladimir Putin, agora primeiro-ministro.
O ministro da Defensa, Anatoli Serdiukov, revistou as tropas do Exército, Aeronáutica e Marinha, vestidas com os novos uniformes desenhados pelo estilista russo Valentin Yudashkin.
Medvedev fez um discurso no qual advertiu para os "conflitos armados" provocados por "ambições irresponsáveis."
A história das guerras mundiais mostra que os conflitos armados não nascem por si sós; são desencadeados por aqueles que impõem suas ambições irresponsáveis aos interesses de países e de continentes, de milhões de pessoas", disse Medvedev em seu primeiro gran discurso como presidente da Rússia.
Atualmente, o país vive um momento de tensão com os países ocidentais, especialmente com os Estados Unidos, que foram acusados várias vezes pelo ex-presidente Putin de terem uma postura unilateral e intervencionista.
O desfile desta sexta-feira, que pela primeira vez nos últimos 18 anos conta com armamentos pesados, pretende "mostrar nosso crescente potencial em termos de defesa", afirmara Putin no início da semana.
Moscou não esconde a meta de recuperar seu papel no cenário internacional, apesar da postura resultar em crises com o Ocidente dignas da época da Guerra Fria e de uma crescente ameaça militar na Abkhazia, um território separatista pró-russo da antiga república soviética da Geórgia.
Um total de 8.000 homens e 110 equipamentos pesados (tanques, baterias antiaéreas móveis e mísseis de até 100 toneladas) passaram pela Praça Vermelha, assim como 32 aviões e helicópteros.
A Rússia celebra a vitória na Segunda Guerra Mundial em 9 de maio. O conflito acabou na Europa oficialmente em 8 de maio, horário alemão. Porém, devido ao fuso horário já era 9 de maio na Rússia.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial