DeWayne Wickham, colunista do jornal Usa Today:" Bush condena Chávez porque ele se recusa a ser um satélite na órbita de política externa deste país"
"Eles o acusaram de buscar um mandato ilimitado como executivo-chefe da Venezuela, nunca mencionando que os presidentes americanos gozaram do mesmo direito por mais de 150 anos."
"Muitos jornalistas repetiram feito papagaios a descrição do governo Bush das ações de Chávez como sendo uma tomada de poder descarada. Poucos questionaram se os poderes que ele estava buscando diferiam muito dos poderes extraordinários que o presidente Bush convenceu o Congresso a lhe dar após os ataques do 11 de Setembro."
"Eu sei algo sobre ditadores e governantes totalitários. Eu sei, por exemplo, que os presidentes americanos -republicanos e democratas- mostraram grande tolerância por líderes autocráticos que abraçaram a visão de mundo deste país."
"Alguém realmente acha que a Venezuela sob Chávez é um país menos tolerante e menos democrático do que a Arábia Saudita? Quando foi a última vez que a Jordânia ou o Egito, dois dos principais aliados deste país no Oriente Médio, tiveram uma eleição livre e justa para escolher seu líder?"
"Neste caso, a verdade é esta: o governo Bush condena Chávez porque ele se recusa a ser um satélite na órbita de política externa deste país. E não rotula como ditadores os líderes estrangeiros que realmente são déspotas, porque operam dentro da atração gravitacional do governo Bush. "
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial