05 setembro 2006
São Paulo sem out-doors: gol de Kassab
Enfim, um prefeito com aquilo roxo. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL) marcou um gol, cujo grito há muito estava atravessado na garganta da população da cidade: a poluição visual. Enfrentando lobbies poderosos de empresas de publicidade e de out-doors, Kassab mandou para a Câmara um projeto de Lei para pôr fim à desordem desse setor. Com a aprovação do Projeto a cidade passa a ter a exibição de placas, painéis, luminosos, back-lights normatizada por critérios de padronização das dimensões, posicionamento e localização. E out-doors, como os que hoje vemos poluir o visual da cidade, nunca mais. Palmas para o frefeito.
De Alagoas para o mundo.
A senadora Heloisa Helena, candidata do PSOL à presidência tem recebido expressivos apoios à sua campanha: assinaram manifesto a seu favor o deputado comunista português Francisco Louçã, o sociólogo francês Michael Lowy, o filósofo Daniel Bensaïd, integrante da Liga Comunista Revolucionária da França, o cineasta britânico Ken Loach, o economista norte-americano Robert Brenner e o filósofo esloveno Slavoj Zizek.
São, inquestionavelmente, apoios de peso. Resta saber se rendem votos.
São, inquestionavelmente, apoios de peso. Resta saber se rendem votos.
Fidel reaparece: "o pior já passou".
Fidel reapareceu, nas páginas do jornal cubano Granma (clique para ler o original). Em mensagem ao povo cubano Fidel, 18 quilos mais magro, diz que a pior fase de sua doença já passou, mas que ainda vai exigir dele um longo período de recuperação. Se dizendo tranquilo pois tudo está caminhando normalmente, o presidente cubano aparece no jornal Granma em várias fotos. Aos 80 anos, completados no último dia 13 de agosto, Fidel aproveita as horas de descanso para revisar a nova edição de sua biografia(leia post abaixo), escrita sob a forma de entrevista, por Ignácio Ramonet.
Tido por muitos como já morto, Fidel disse que vai retomar em breve sua agenda, com encontros com outros chefes de Estado, mas que seu retorno pleno ainda vai demorar
IBOPE/Rede Globo: Serra venceria no primeiro turno
Pesquisa IBOPE/Rede Globo divulgada nesta segunda-feira, 4/9, aponta José Serra como vitorioso no primeiro turno, se as eleições fossem hoje.
O tucano aparece com 46% das intenções de voto. Aloizio Mercadante (PT) tem 18%, Orestes Quércia (PMDB) tem 8%.
Num eventual segundo turno Serra venceria Aloizio Mercadante por 58% contra 25%. Com Orestes Quércia, Serra seria eleito com 61% dos votos, contra 19% do peemedebista. Numa disputa entre Mercadante e Quércia, o petista venceria a eleição com 40% contra 30% de Quércia.
Guerra do Líbano: a barbárie oculta.
Por recomendação de Abelardo Blanco, estou divulgando no Blog os dois textos abaixo linkados, sobre a guerra do Líbano. Com honrosa exceção feita à Folha de São Paulo, toda a imprensa brasileira tem fornecido uma visão distorcida ou parcial do que de fato acontece no Líbano.
Os textos são esclarecedores e nos dão uma noção exata das dimensões desta babárie.
O ATAQUE DO HEZBOLLAH FOI O ÚNICO ATO DE SOLIDARIEDADE COM GAZA, é de Tania Reinhart
O POVO DISPENSÁVEL DO LÍBANO é de Mike Whitney.
Clique nos títulos para ler.
Grupo de Estudos sobre a ditadura.
"O Grupo de Estudos sobre a Ditadura Militar desenvolve pesquisas acadêmicas sobre a História do Brasil no período 1964-1985, vincula-se ao Departamento de História e ao Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e conta com o apoio do CNPq e da FAPERJ. Neste site você encontrará um banco de dados bibliográfico, uma relação dos principais acervos documentais sobre o tema, as leis de exceção, a reprodução de documentos históricos do período, uma cronologia dos acontecimentos da época e a íntegra de trabalhos de análise não publicados."
Não deixe de conhecer este importante acervo, em:http://www.gedm.ifcs.ufrj.br/