23 janeiro 2008
Nova variedade de vírus da dengue, criada em laboratório, ataca na Venezuela, afirma jornal
O diário venezuelano Panorama, em sua edição desta terça-feira, anunciou que especialistas da Universidade de Zulia (LUZ) identificaram uma nova cepa do vírus da dengue, muito mais agressiva do que as quatro já conhecidas. Classificada como de tipo 5, cria sérias complicações hepáticas nos pacientes até causar a morte.De acordo com a imunologista Nancy González, da Faculdade de Medicina da Universidade de Zulia, após estudos realizados no tipo 5, descobriu-se que ele é composto por 50% do genoma do vírus da dengue hemorrágica e 50% de um vírus hepatotrófico, causador da hepatite e de grande morbidade. Ainda segundo especialistas citado pelo Panorama, está comprovado cientificamente que o novo vírus não é de origem natural, mas sim fruto de mutação tecnológica.Jorge Guerrero, médico geral do ambulatório do setor Primero de Mayo afirmou que “Estamos seguros de que el nuevo serotipo del dengue fue creado en laboratorios de Estados Unidos”.Leia tambêm: Cómo EEUU usó el dengue hemorrágico en una guerra biológica contra Cuba
(periferia do império)
Ex-parlamentar colombiana, apoiadora de Uribe, é presa devido a vínculos com paramilitares
Juiz estende proibição a Requião e reinstaura censura no país
O desembargador federal Edgard Antônio Lippmann Júnior proibiu o governador do Paraná, Roberto Requião, de usar os meios de comunicação estatais para promoção pessoal, ofensa à imprensa, a adversários políticos e instituições. Esses podem continuar sentando o pau no governador à vontade.
Já era um absurdo, porque a censura foi enterrada junto com a ditadura, na Constituição de 1988. Mas o juiz Lippmann achou pouco e foi além: agora à noite vem a informação de que ele proibiu a apresentação do programa "Escola de Governo" (onde o governador emitia suas opiniões) em outras emissoras de televisão que não a TV Paraná Educativa, do governo estadual.
Órgão das ondas do mar
Criado em 2005 e ganhador do prêmio europeu para espaços públicos (European Prize for Urban Public Space), o Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo que vêm escutar uma música original que traz muita paz.
O lugar também é conhecido por oferecer um belo pôr-do-sol, o que agrada ainda mais as pessoas que visitam a localidade. Zadar é uma bela cidade litorânea da Croácia e foi duramente castigada durante a 2º Guerra Mundial.
A criação do Órgão é também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento.