17 agosto 2007
UOL, últimas notícias
"Foi um protesto diferente, com direito a fotógrafos da revista de celebridades Caras, equipe do programa "TV Fama", bolsas Prada e óculos Dior para as mulheres e blazer com abotoaduras, gel no cabelo e colarinho branco para os homens."
A velha direita é a mesma de sempre, só muda a pose
A direita na Venezuela não é diferente de qualquer outra direita. Só que mais incompetente.
Em abril de 2002 deu um golpe de Estado contra Chávez, colocando em seu lugar Carmona Estanga, presidente da Fedecámaras, uma Fiesp de lá. Não durou dois dias e Chávez voltou pelas mãos do povo.
Na últimas eleições para a Assembléia Nacional, a oposição fez boquinha de nojo e disse que não ia se sujar disputando eleições com o "cafuso que eventualmente ocupa o palácio Miraflores", numa referência a Chávez. Se recusando a participar do processo democrático, a direita abriu espaço para que as forças que apoiam o governo ocupasse a maioria absoluta.
Agora a direita volta à carga.
A divulgação, quarta-feira, do projeto de reforma constitucional do presidente Hugo Chávez deixou a oposição venezuelana em polvorosa. A ambiciosa proposta inclui uma completa reorganização territorial da Venezuela, a eliminação da autonomia do Banco Central, a criação de outros tipos de propriedade, além da privada (como a coletiva), e o fim do limite para as reeleições presidenciais.
"Chávez quer se converter em um presidente eterno da Venezuela", disse Manuel ."Rosales, dirigente do partido opositor Novo Tempo e candidato derrotado nas eleições presidenciais de dezembro.
"Essa proposta é uma tentativa de golpe de Estado", finalizou Rosales.
Bem, disputar eleição, mesmo, que é bom, ninguém quer.
É hoje, o dia 18/8 também é nosso. Inspirado no no-fly-day do "Cansei", também vamos aproveitar o dia para abalar Bangu!
Blog "tô cansadinho" entrevista João Dória
Nosso blog foi até a mansão de um dos criadores do movimento. Ele nos esperava com um roupão vinho por cima de um pijama de flanela e inusitadas pantufas da Hello Kitty. Para todos os efeitos, faz de conta que ele estava de calça jeans, tênis, camisa e um casaco.
O "Cansei" é Apolítico?
Sim. Não há qualquer partido político metido nisso. O que queremos é abalar a imagem do Lula e usamos os mortos do acidente da TAM para isso. Foi uma sacada boa, porque o povo está sensibilizado, meio chocado, era nossa chance de aprontar alguma.
Quem Mais faz Parte?
Várias associações e ONGs, desde que nenhuma seja de esquerda. A OAB/SP, por exemplo, nos dá todo o apoio. O Presidente, D'Urso, foi advogado dos Bispos da Renascer. Embora tenha sido bem pago, ele deve estar cansado de corrupção, sem dúvida alguma. Tem o "CRIA", que é do filho da Rose Neubauer, aquela mulher que trabalhou para o PSDB. Enfim, tudo bem apolítico.
O Povo Aderiu?
Claro! Nossa passeata teve 800.000 participantes, embora a Guarda Civil Metropolitana tenha contado apenas 800. Tinha gente de todas as classes sociais e todas as raças. Ah! Até um negro participou! O tal de São Jorge...
Seu Jorge...
Isso! Ele! E cantou a música do "caminhando" lá, sabe? Aquela do festival de sei lá quando. Ah, você sabe! Foi lindo! E todo mundo gritando "res-pei-tô". Eu me emocionei. Porque o povo quer respeito! Não se pode mais sonegar, por exemplo, que já chega a polícia federal e dá um arrepio danado nos ricos empresários! Assim não dá, pó!
E Por Que Havia Seguranças?
Nossa passeata foi a primeira a trabalhar com o sistema de "pipoca", assim como ocorre nos trios elétricos mais chiques de Salvador. Não chegou a acontecer de entrar o "povo", mas, caso chegassem, eles ficariam separados. Sabe como é, né? Caminhada, muita gente andando, o suor começa a bater. Melhor separar, melhor separar...
Mas, voltando ao Seu Jorge. Por Que o Escolheram?
Recentemente, ele lançou em seu álbum uma música encomendada pela pinga Sagatiba. Ou seja: ele está à venda. E, de todos os artistas que consultamos, o cachê era o mais barato. Pelo que ele canta e pelo carisma, sinceramente, acho que ainda cobrou caro demais. Mas foi bom ter a presença de pelo menos um negro na passeata - ainda que mediante remuneração.
Você se Incomoda Com as Piadas? Disseram que Seria uma Nova Passeata Gay...Como assim?
Ninguém sabe de nada! Eu nunca assumi!
Calma! Calma! Foi uma troça que fizeram com TODO o movimento, uma brincadeirinha boba, sexista. Não é nada contra você...
Ufa! Que susto, viu? Ah, é normal. Vão falar que somos "políticos" só porque queremos derrubar o Governo. Vão falar que somos "frescos" só porque temos nossas frescuras. Vão falar que é coisa "da elite" só porque somos milionários. Sempre vão falar alguma coisa. É sempre assim.
Qual Foi Sua Contribuição?
Olha, eu entendo de passeata. Em Campos de Jordão, por exemplo, organizo duas caminhadas. Uma é para escolher o bebê mais fofinho; a outra para escolher o cãozinho mais lindo. O duro é saber quem é quem, na hora de dar os troféus.
Vocês têm o D'Urso, o Alencar Burti, gente da Abril...
Vocês Pensam em Abrir o Movimento Também Para Gente Honesta?
Estamos pensando nisso. Queremos muito, de verdade. Mas não é todo mundo que se dispõe a usar 200 cadáveres pra promover um movimento político, principalmente quando a causa das mortes não têm nada a ver com o Governo. Aliás, a Veja é uma merda, né?
Precisava puxar nosso tapete justo no dia da passeata?
E Quem Escolheu o Nome "Cansei"?
Isso é um segredo. Preferimos não dizer que foi "fulano" ou "sicrano", para dar idéia de união, para mostrar que a coisa é coesa, que é um grupo...Fala a verdade...Ok, ficamos com vergonha. Então fizemos um juramento e ninguém pode contar quem foi o verdadeiro autor desse nome, já que o "Cansei" se tornou motivo de piada no Brasil inteiro.