Montenegro genérico.
Poucos dias antes de Fernando Morais lançar a biografia do Marechal Casimiro Montenegro, chamada "Montenegro - As aventuras do Marechal que fez uma Revolução nos Céus do Brasil” - Editora Planeta, o ex-ministro Ozires Silva e Décio Fischetti, lançaram “Casimiro Montenegro Filho – A trajetória de um visionário – Vida e obra do criador do ITA” - Bizz Editorial.
Os dois livros são trabalhos bem distintos, com abordagens diferentes até mesmo no campo ideológico, sem contar que o livro de Fernando Morais é obra de um jornalista experimentado e um escritor maduro, cujo nome carimba capas de obras como Olga, Chatô, A Ilha, Cem Quilos de Ouro, Corações Sujos, dentre outros.
É mais ou menos disso que trata o artigo "Reflexões sobre as duas recentes biografias de Casimiro Montenegro Filho", escrito pelo engenheiro aeronáutico, Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFABC e ex-aluno do ITA Armando Milioni, no site da AEITA - Associação dos Engenheiros do ITA.
Num texto agradável, leve e muito bem escrito, o engenheiro Milioni faz um paralelo entre as duas obras com a segurança de um verdadeiro crítico literário. Confira no link da AEITA.