19 outubro 2006
O presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT),recebeu nesta tarde um manifesto de apoio assinado por 46 reitores e vice-reitores de universidades federais e também um documento de apoio assinado por 98 professores de escolas técnicas de todo o País. No manifesto entregue pelos reitores, eles destacam os avanços promovidos pelo governo Lula na área da educação e ressaltam a criação da Universidade Aberta do Brasil, que em breve proporcionará 60 mil novas vagas gratuitas no sistema público federal, além da liberação de recursos para novos investimentos, como laboratórios, bibliotecas e salas de aula.
Vox Populi: Lula 22 pontos à frente de Alckmin.
O Jornal da Band divulgou agora há pouco os últimos números da pequisa Vox Populi, realizada nos dias 16 e 17/10, para presidente.
O instituto apurou que se as eleições fossem hoje Lula teria 61% e Alckmin 39% dos votos válidos.
POLITIKA antecipou hoje à tarde este mesmo resultado, só que considerando os votos totais, incluidos brancos, nulos e abstencões. Neste cenário Lula aparece com 57% e Alckmin com 37% dos votos.
Ele é engraçadnho.
Piadista sem risco.
O ex-presidente FHC é especialista em falar gracinhas sobre Lula e seu governo, principalmente quando está a mais de dois mil quilômetros de distância do criticado. FHC, que está em Buenos Aires, disse hoje a jornalistas argentinos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se comparar aos ex-presidentes Fernando Collor (afastado do poder em 1992) e Jânio Quadros (que renunciou em 1961).
“Ele não se comparou com Collor e com Jânio? É só questão de tempo”
FHC tem o hábito de falar mal de Lula de longe, o que lhe garante uma distância segura além de ir adquirindo, com isso, o papel de bobo da corte.
Quando não está inventando piadinhas de mau gosto para Lula, FHC está dando declarações para ajudar Alckmin....a se enterrar cada vez mais mais nas pequisas.
Dinheiro de dossiê não veio do PT
O delegado da Polícia Federal, Diógenes Curado, disse à CPI dos sanguessugas que o dinheiro para compra do dossiê não saiu do PT, que não há nenhuma prova neste sentido. Disse que apenas poderia afirmar que parte do dinheiro passou pelas mãos de banqueiros do jogo do bicho.
Os manuscritos do Mar Morto.
A justiça e a polícia disseram ontem que não encontraram mais a agenda de Barjas Negri, de quando ele era ministro, nos arquivos e computadores do Ministério da Saúde, para saber com quem ele se encontrava à época.
Seria mais fácil encontrar ali os Manuscritos do Mar Morto.
Lula sobe também na pesquisa Vox Populi.
O candidato Lula aparece com 20 percentuais acima de Alckmin na pesquisa de intenção de voto que será divulgada hoje à noite no Jornal da Band. Na última pequisa do mesmo instituto, Lula aparecia com uma vantagem de 10 pontos em relação a Alckmin.
A semelhança dos resultados obtidos pelo Vox Populi e pelo DataFolha desta semana serviu para afundar ainda mais os ânimos da campanha tucana, que ainda acreditava nos números citados por Alckmin de uma pesquisa telefônica casa a casa, em períodos curtos, "tracking", que apontavam um diferença pró-Lula de apenas 5 pontos percentuais. O clima é de fim de festa.
O IBOPE mostra hoje, no Jornal Nacional, sua nova pesquisa, a penúltima antes da eleiçao.
Dirceu recomenda ficar de olho vivo.
Diante do clima de evidente manipulação da opinião pública pelas oposições à candidatura Lula, que querem transformar o TSE, a OAB, o Ministério Público em policiadores da polícia, emporcalhando sua obrigações civis e constitucionais, numa quase reedição da República do Galeão, de péssima memória, o Blog do Dirceu conclama a militância e as forças democráticas do Brasil a ocuparem as ruas e ficarem de olho nas aves rapináceas que sobrevoam a democracia brasileira.
Empresário diz que deu propina para Abel, amigo de Barjas Negri.
O empresário Ronildo Medeiros, donos das empresas Frontal e a Medical Equipamentos Hospitalares, disse ontem à justiça de Cuiabá que depositou dinheiro, a título de propina, na conta bancária do empreiteiro Abel Pereira, outro empresário metido na maracutaia dos sanguessungas e amigo de Barjas Negri. Barjas era Secretário-executivo do Ministério da Saúde durante a gestão de Serra, que era ministro da Saúde de FHC e assumiu seu lugar quando o titular deixou a pasta para se candidatar à presidência da República.
Medeiros disse que suas duas empresas foram criadas com o fim exclusivo de forjar resultados de licitações no Ministério da Saúde.
Ao juiz Jefferson Scheinneder, da 2ª Vara Federal de Cuiabá, disse que repassava a Abel o equivalente a 6,5% do valor de cada uma das ambulâncias vendidas a cerca de 500 prefeituras entre 2001 e 2002.
Eduardo Silveira Mello Rodrigues, advogado e defensor de Abel Pereira, disse que seu cliente jamais recebeu dinheiro de propina do esquema dos sanguessugas. "Não existe qualquer depósito dos Vedoin para Abel, quer direta quer indiretamente."
É verdade, ninguém disse que os Vedoin fizeram depósitos para ele. Quem disse que fez foi Medeiros, ele próprio.
Sou passível de punição como qualquer cidadão.(Lula)
Na sabatina com os presidenciáveis organizada pela Folha de São Paulo, o presidente Lula disse que se provarem alguma coisa contra ele, que a punição deve ser igual à de qualquer outro cidadão brasileiro.
Se estranhando no ninho.
"Alckmin está nas cordas", diz um cacique da campanha tucana.
Os blogs e sites na internet dão conta de que o desânimo se abate no ninho tucano, depois dos números do DataFolha. E, como dizia Dona Nenega, onde falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão. Um dos poucos que ainda tenta manter alto o moral da tropa é o próprio candidato, que parece não se abater. Dizendo-se amparado por pesquisa "tracking" telefônica que dava uma diferença de apenas 5 pontos precentuais a favor de Lula, poucos dias antes do novo resultado do DataFolha, Alckmin confia firmemente numa virada. É estranho. Alguma coisa está errada. Ou o candidato sabe de alguma coisa que ninguém sabe ou ele já passou para aquele estágio de não querer ver para não piorar. A sua estranha fala, ontem, de que se reeleito Lula não governa nem um dia é de alguém que sabe o que está planejando, de bem ou de mal, ou ele pirou de vez. Mas, abstraindo dos campos golpísticos ou psiquiátricos, o que se vê é a profusão de opiniões na campanha tucana sobre as razões da derrocada de seu candidato. Uns põem a culpa na sociedade com os Garotinhos, outros nas opiniões inoportunas de FHC, outros no excesso de ênfase e agressividade de Alckmin, que teria batido em Lula além da conta e deixado de lado proposições programáticas consistentes, mais um diz que Alckmin devia ter viajado mais. O certo é que cada um quer livrar a própria pele e encontrar um culpado. O clima, dizem, é péssimo.
Look estatal.
Usando recurso de microfísica para associar seu nome à sua simpatia pela estatais, o candidato veste casaco com nomes das empresas públicas, ontem, em campanha. As afirmações da campanha de Lula, de que Alckmin privatizaria, se eleito, o que restam das estatais brasileiras, têm servido para empurrar ainda mais para baixo a campanha do tucano.
Alckmin e os 400 “vestidinhos” de dona Lu.
Clique aqui para ler o artigo do jornalista Altamiro Borges.
(anexo ao artigo veja as fotos do SPA de Jou Jia, o acupunturista)
Segundo Turno
Dom Pedro Casaldáliga*
O segundo turno nos coloca diante de uma alternativa clara:
1. Votar em Lula é votar a favor de uma possibilidade real de política popular e na crescente construção de uma democracia que seja também econômica, social, étnico-cultural.
É votar pela liberdade de ação dos movimentos populares e pela possibilidade de cobrar do governo atual os seus melhores compromissos.
É votar pela segurança de termos, em alguns ministérios, pelo menos, ministros autenticamente bons.
É votar por uma política exterior que siga promocionando a verdadeira integração latinoamericana e caribenha, possibilitando a presença e a palavra dos povos do terceiro mundo e contestando o neoimperialismo.
Isso sim: Votando contra toda corrupção e contra toda impunidade.
2. Votar em Alckimin é votar abertamente a favor do capitalismo neoliberal, com tudo o que isso significa contra os direitos da maioría popular.
É votar a favor da minimização do estado, tornando-o impotente.
É votar a favor da flexibilização do trabalho, abafando a dignidade e as reivindicações legítimas do povo trabalhador.
É votar a favor da dilapidação do patrimônio publico em privatizações entreguistas.
É deixar de lado oficialmente toda luta contra a depredação da Amazônia, contra os transgénicos, contra o agronegócio ecocida e de só exportação.
É satanizar o movimento popular, sobretudo nas reivindicações dos povos indígenas e nas lutas pela reforma agrária contra o latifûndio e pela moradía contra a especulação imobiliaria.
É sepultar o sonho e o compromisso de uma Nossa América fraternalmente integrada.
É votar pelo velho-novo imperialismo, pelo velho-novo capitalismo das elítes privilegiadas.
É votar pela exclusão da maioría popular.
_________________________
* Dom Pedro Maria Casaldáliga Plá é Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) e um dos mais importantes militantes brasileiros pelos direitos humanos.
_________________________
* Dom Pedro Maria Casaldáliga Plá é Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) e um dos mais importantes militantes brasileiros pelos direitos humanos.