04 outubro 2007
Igreja Enriquecer em Cristo:conta no exterior e patrimônio de 130 milhoes de reais
Se disserem que você tem um rosto falso, calma.
Comunidade espacial comemora 50 anos do 1o. satélite do mundo
Em todo o planeta, as pessoas ficaram apreensivas com o lançamento, pela União Soviética, do satélite de 87 quilos, que foi colocado em órbita e representou o primeiro passo da corrida espacial com os Estados Unidos, na Guerra Fria.
"Estou convencido de que a conquista do Sputnik pelo povo russo foi responsável pela criação do programa espacial norte-americano, que hoje chefio", disse o administrador da Nasa, Michael Griffin, a veteranos do espaço na Academia de Ciência da Rússia.
A cerimônia foi apenas uma entre as várias que comemoram o aniversário do Sputnik na Rússia. Mais cedo, oficiais militares depositaram flores no túmulo do criador do satélite, Sergei Korolyov.
"Sem o Sputnik não haveria Apollo. Na verdade, pode-se dizer que, quando a corrida espacial dos anos 1960 acabou, nós nos Estados Unidos perdemos um pouco do nosso próprio ímpeto", disse Griffin, referindo-se ao projeto Apollo, que levou o homem à Lua em 1969.
O mundo seria bem diferente hoje sem os satélites que seguiram a trilha do Sputnik, e que hoje garantem a comunicação, ajudam as pessoas a encontrar caminhos, espionam inimigos e monitoram o clima.
Parentes de Pinochet são presos por contas secretas
SANTIAGO (Reuters) - Parentes e ex-colaboradores do falecido ditador chileno Augusto Pinochet foram presos na quinta-feira para serem julgados pelo suposto desvio de verbas públicas para contas secretas no exterior.
Pinochet morreu em 10 de dezembro do ano passado, aos 91 anos, sem jamais ter sido sentenciado pelos casos de violações de direitos humanos em seu regime ou pela descoberta de contas secretas com cerca de 27 milhões de dólares.
Em uma inesperada resolução, o juiz encarregado da investigação das contas, Carlos Cerda, decretou na manhã de quinta-feira a prisão preventiva da viúva do ditador, Lucía Hiriart, e de seus cinco filhos: Augusto, Lucía, Marco Antonio, Jacqueline e Verónica.
"Estando acreditada a existência do delito de malversação de verbas públicas, há presunções fundamentadas de que essas pessoas que são parentes de Augusto José Ramón Pinochet, que em paz descanse, tiveram participação nesse delito", disse Cerda a jornalistas.
Ao todo, o juiz determinou a prisão de 10 civis e 13 ex-militares pelo desvio de 8,2 milhões de dólares entre 1973 e 2003.