Quem pariu a democracia que a embale
Outro dia participei de um chat com uma leitora do Blog Politika.
Reproduzo nosso diálogo:
Leitora: "vc é muito dócil com os canalhas no seu blog."
Politika: "meu blog não é para sacanear ninguém. Isso é coisa do Hélio Fernandes."
Leitora: "sacanear é uma coisa, comentar os fatos de uma maneira justa é outra. Vc foi dócil e suave e brando com o Renan. Quase um mercadante. Só faltou dizer que não há provas contra ele."
Politika: "eu acho isso: se ele é um crápula, um canalha, uma má figura, eu não vou ficar dando minha opinião pessoal. Eu olho sob o ponto de vista politico, nao vou ficar fazendo catarse de ódios com ninguém. Quem quiser que faça a critica destrutiva. Olha só: o Renan não nasceu ali nem caiu do ceu, foi eleito, pelo voto e dentro das regras."
Leitora: "mas vc dá opinião pessoal sobre outras coisas. Até o Zé Simão ficou 3 dias de luto ...."
Politika: "eu sou contra a democracia burguesa que produz essas aberrações, esses monstros, mas para superá-la há que conviver com ela. Ela é necessária. Se tivesse jeito de tirar pelas armas seria melhor, mas não há esse jeito."
Leitora:" ... e falou, pronto, livraram o Renan, agora pode soltar o beira mar e o elias maluco."
Politika:" Não é a mesma coisa, embora há quem diga que seja. O beira-mar é um criminoso segundos as regras e o Renan, segundo as regras, não é, tanto é que está solto e o Beira-mar não. Agora, se as regras estão erradas e eu acho que estão, não vou ficar fazendo um blog com o fígado. No blog já pedi prisão domiciliar para o Beira-Mar e o Marcola, já que a haviam concedido ao juiz Lalau."
Leitora:" ele é o maior cara de pau, aquele Renan, né. É um c.... O Cristovam buarque cagando na alma dele, e ele sorriu, e falou, esta é a beleza da democracia."
Politika: Pode ser um c.... para mim e para vc, não é para a "democracia".
Politika: Pode ser um c.... para mim e para vc, não é para a "democracia".
Conclusão: a democracia é o pior regime que existe, mas ainda não inventaram nenhum pior. Votou, tá votado, nêgo. Depois de votado, eleito, empossado, só sai com uma baioneta apontada para a cabeça ou pela lei. Não adianta chorar sobre vacas derramadas. Quem pediu democracia que a embale. Mas é preciso saber que ela é uma invenção para fazer com que as coisas permanecerem como sempre estiveram.