13 fevereiro 2008
Ninguém segura a onda Obama
Obama vence 3 primárias e agrava crise na campanha de Hillary
Senadora perde o número dois de seu comitê eleitoral; do lado republicano, McCain vence fácil
Com as vitórias desta terça-feira, Barack Obama passa a ter mais delegados que Hillary Clinton
WASHINGTON - O senador Barack Obama venceu na terça-feira, 12, de maneira arrasadora as primárias nos Estados de Virgínia, Maryland e em Washington D.C. e aprofundou a crise no comitê da senadora Hillary Clinton. A ex-primeira-dama perdeu Mike Henry, o número 2 de sua campanha, que pediu demissão. Do lado republicano, o senador John McCain, favorito à nomeação do partido, também derrotou Mike Huckabee nas três prévias e ficou ainda mais próximo da vitória.
Carisma de senador provoca ''Obamamania''
O entusiasmo de boa parte do eleitorado com o senador democrata Barack Obama é tão grande que beira o culto à personalidade
Toda vez que aparece uma notícia sobre o pré-candidato democrata Barack Obama, Justin Madden manda uma mensagem ou liga para atualizar sua namorada, Priscila, e vice-versa. Eles têm ido a comícios distribuir buttons e folhetos. Justin, que é editor de cinema, vai fazer um filme sobre os eleitores de Obama na Pensilvânia, doando seu trabalho para a campanha. Veja o especial ( no Portal Estadão)das prévias "Nunca tinha feito campanha para nenhum candidato na vida, Obama é o primeiro que me dá esse tipo de entusiasmo", diz Justin, que tem 36 anos. "Nunca vi ninguém - ator, político, religioso - emocionar uma multidão como Obama."Senador pelo Illinois, Obama não tem eleitores, tem seguidores, segundo a piada que corre. "Obâmatos" (autômatos do Obama)e "obamaníacos" são alguns dos apelidos para os fãs mais fervorosos do pré-candidato democrata à presidência. Ao contrário da pré-candidata Hillary Clinton, que ganha voto em cima de suas políticas e do legado de seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, Barack Obama "inspira" seus eleitores com a retórica de mudança e com a simples força de seu carisma.
Dezessete colaboradores de Pinochet serão julgados na França
Dezessete colaboradores do ditador chileno Augusto Pinochet serão julgados na França pela desaparecimento de quatro franceses durante a ditadura militar chilena ((1973-90). O julgamento será em maio deste ano e será comandado pelo Tribunal Criminal de Paris.Os auxiliares do ditador são acusados por seqüestro, tortura e atos de barbárie. São quase todos chilenos, exceto um argentino. Muito provavelmente serão julgados a revelia
Bandeira cubana e o "Che" decoram comitê de apóio a Barack Obama no Texas
Alemanha comemora 100 anos de Olga Benario Prestes
Olga Benario Prestes, cuja vida foi biografada pelo escritor e jornalista brasileiro Fernando Morais e filmada por Jayme Monjardim, estaria completando 100 anos nesta terça-feira (12/02). Como ponto alto das homenagens que presta ao seu centenário, a Galeria Olga Benario de Berlim inaugura "pedra de tropeço" em frente ao último endereço que a revolucionária ocupou na capital alemã.
A "pedra de tropeço" em homenagem à Olga Benario, instalada na calçada da Innstrasse 24, no bairro berlinense de Neukölln, será inaugurada por sua filha, a professora Anita Prestes, que nasceu em Berlim quando sua mãe estava na prisão feminina de Barnimstrasse.
"Pedras de tropeço" são pequenas placas de latão cravadas nas calçadas dos prédios onde moraram vítimas do Holocausto. Nelas, estão escritos o nome, data de nascimento, data de deportação e uma referência ao local e data de morte da vítima. A idéia partiu do artista alemão Gunter Demnig. Hoje, já existem mais de 13,5 mil marcos deste tipo espalhados por quatro países europeus. [ler a reportagem completa]
Bono, do U2, financiou game contra Chávez. Prédio da PDVSA é bombaerdeado.
Un grupo de soldados de fortuna pone sus botas en mitad de la selva con el fin último de derrocar al gobierno de un tirano que se ha hecho poderoso sentado sobre miles de barriles de petróleo. Amparados en el caos de un país sumido en la violencia, este retén de mercenarios llegará hasta la capital para doblegar a un dictador descontrolado y peligroso.
Muy a grandes rasgos este es el argumento de ‘Mercenaries 2’, un videojuego para PC, Xbox 360 y PS3 que ha saltado de la prensa especializada a los grandes medios después de que el régimen de Hugo Chávez haya montado en cólera. El país en el que se desarrolla el título es Venezuela y las semejanzas son más que evidentes…
Veja o trailer do game clicando aqui.
50 líderes religiosos enviaram uma carta ao líder do U2, em protesto contra o apoio da empresa ao estúdio que trabalha em estreita relação com as Forças Armadas americanas e a CIA.
A íntegra da carta, você pode ler aqui, em espanhol. Nela, eles criticam o jogo, que simula uma invasão da Venezuela para derrubar Chávez:
Mais adiante, eles denunciam a parceria do Pandemic Studios com a CIA e o Pentágono:
Claramente, este tema va más allá de Venezuela. Como tú bien sabes, tu compañia, Pandemic, ha desarrollado juegos de video con aplicaciones militares para el Pentágono y la CIA. “Full Spectrum Warrior” (El Guerrero del Espectro Total) es un ejemplo de esto. “Mercenaries 2” (Mercenarios 2) es obviamente un derivación de este proyecto financiado por la CIA y el Pentágono.