16 setembro 2007
Estreou semana passada na Venezuela o filme "Postales de Leningrado" (Postais de Leningrado), obra de Mariana Rondón, na qual duas crianças narram as aventuras dos seus pais nas Fuerzas Armadas de Liberación Nacional (FALN), movimento guerrilheiro dirigido pelo Partido Comunista da Venezuela, que pretendia aglutinar os grupos rebeldes que começavam a operar no país no princípio dos anos 60.
Jornal espanhol baixa o nivel e diz que Chávez é gay.
O Jornal espanhol El Mundo, não bastasse todo tipo de baixaria que escreve sobre governos de esquerda mundo a fora, agora pega pesado, não obstante não seja exatamente uma ofensa dizer ser gay quem quer que seja. Mas quando o faz com o intuito de menosprezar alguém por essa condição passa a ser intolerante, ainda mais quando se trata de uma mentira, como no caso de Chávez.
O caluniador é Luis María Anson, articulista do El Mundo, que apresenta como "prova" de que Chávez é gay o argumento de que "muchos homosexuales serios afirman a través de internet del caudillo venezolano. Aseguran que es gay aunque no haya salido del armario".
Força-tarefa da Abril pressiona deputados para abortar CPI Abril-Telefonica
A Editora Abril está em plena atividade para abortar a CPI da Abril-Telefônica. Na quarta-feira (5/9) - dia de maior movimentação de parlamentares na Câmara Federal -, um grupo percorria as dependências da Casa, pedindo aos 182 deputados que assinaram o pedido da CPI que assinem outro documento, com um contra-pedido. O jornalista Gustavo José Batista do Amaral, assessor de imprensa do Grupo Abril, que participava da ação, admitiu a coleta, mas disse que não sabia dizer quantas assinaturas tinham conseguido porque haviam várias pessoas abordando os parlamentares. Amaral também reconheceu que o Grupo Abril não podia realizar a operação.
Jornalistas do site Vermelho flagraram a trama em Brasília.
Kirchner em primeiro, Lula no meio e Bush em penúltimo
A empresa mexicana Consulta Mitofsky divulgou um relatório em que avalia a popularidade dos presidentes do continente americano e de alguns países europeus.Nas Américas, Néstor Kirchner, da Argentina é o que conta com maior popularidade (71% de aprovação dos eleitores). Já o norte-americano George Bush (22%), só ganha de Nicanor Duarte do Paraguai, dono da pior avaliação (11%). O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva é o 10º melhor avaliado (48%) logo abaixo de Hugo Cháves da Venezuela (50%). A avaliação média dos presidentes pesquisados no continente é de 47%Na Europa a melhor avaliação positiva é da alemã Angela Merkel(76%) seguida do russo Vladimir Putin (76%). Dentre os mandatários europeus pesquisados, a pior avaliação é a do socialista espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, com 40% de aprovação.Clique na imagem ou aqui para ampliar o quadro com um resumo da avaliação. O relatório da empresa Consulta Mitofsky está disponível para download no formato pdf
Cacciola preso
O Brasil vai pedir a extradição de Salvatore Cacciola. Vai ser difícil conseguir. Mas escrevam: se conseguirem, ele entra por uma porta outros saem por outra, de fininho.
Ressonância Schumann só para Millôr
Há um estudo que tenta explicar porque estamos achando que o tempo está andando mais depressa que o normal. A explicação é uma tal Ressonância Shumann que afirma não ser este fenômeno apenas uma impressão, mas uma verdade científica. Leonardo Boff escreveu artigo interessante sobre esse assunto.
Hoje li uma entrevista do Millôr no portal do Estadão. Achei uma coisa estranha. Na época do Pasquim ele tinha mais ou menos a minha idade. Hoje ele tem a idade do meu pai ou do meu avô. Como pode isso? 84 anos! Será que é isso mesmo?