Quitaucabobio
O leitor deve estar querendo saber o que significa "Quitaucabobio". Quase ninguém sabe, como também não sabe o que significa "coquo Ri oalinao" nem "oucomtraril". Mas alguns alunos da 5ª série da rede pública de ensino do Estado de São Paulo sabem, pois foi assim que eles escreveram quando perguntados "Quem descobriu a América?", "O que entende quando escuta a afirmação de que há animais em risco de extinção?" e "De que outra forma o número 7.356 pode ser escrito?"
"Quitaucabobio" foi como um aluno explicou ter escrito "Cristovão Colombo". Outro explicou que "coquo Ri oalinao" é "socorro o animal"; e outra forma de escrever 7.356 é "oucomtraril"...quer dizer "ao contrário".
A lamentável situação do nosso ensino não pára nestes exemplos que envergonham o canalha mais empedernido.
Há mais e digo mais: há pior.
Vejam.
P- O que é uma história em quadrinhos?
R- o surpe mei (Superman)
outra:é um aprendesado ibfantiu
P- Quantos dias tem um ano?
R- qizidina (quinze dias); outra: 3.573 dias.
P- O que entende quando escuta a afirmação de que há animais em risco de extinção?
R- eo avizo o zoutros (eu aviso os outros)
ou coquo Ri oalinao ( socorro o animal)
P- O que estudar significa para você?
R -Apede as coza ( aprende as coisas)
P - O Rio Nilo fica em qual país?
R- gasia; outra: no Rio de Janeiro.
P - Quem foi D. Pedro I?
R- Pedo auves escabral
P- Nome do prefeito de São Paulo, do Governador e do Presidente da República?
R-Casapi, sera, lula inacio
P-Quem descobriu o Brasil?
R - Pedro Lobato
P- Em que ano o Brasil foi descoberto?
R- 1922
P- Quem descobriu a América?
R- aves cabrau/pero auve de calhau/pedo alvaer arburil/pedoaves cabral...etc...etc...
P- Quem eram os bandeirantes?
R- Santa Maria, Pinta e Nina
Estas respostas foram apuradas na avaliação promovida pelo jornal Diário de São Paulo com alunos da rede pública de ensino.
A conclusão coincide com a do Instituto Paulo Montenegro que recentemente apurou o INAF Indicador de Analfabetismo Funcional. A conclusão é desoladora: 84 milhões de brasileiros não entendem o que lêem, a não ser em textos explícitos como os de publicidade, conhecem números em contextos específicos como preços. E isso é tudo.